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Compliance

O termo Compliance é originário do verbo “to comply”, que significa “cumprir”, “executar”. Na prática, “estar em Compliance” significa estar em conformidade e fazer cumprir os normativos, tanto internos quanto externos, aplicáveis à instituição.
 
Nesse sentido, o BOCOM BBM deve estar em conformidade com todas as leis, regulamentos e recomendações emitidas pelos órgãos e agências responsáveis pela regulação dos mercados em que atua, de forma a reduzir os riscos operacionais, financeiros e reputacionais inerentes à natureza de seus negócios.
 
O BOCOM BBM tem a convicção de que, para atingir os objetivos de seus acionistas, deve levar em conta princípios éticos que sejam compartilhados por todos os funcionários e administradores da instituição. Nossa ação deve ser marcada pela integridade, reciprocidade, lealdade e transparência, bem como pelo respeito e valorização do ser humano, sua privacidade, individualidade e principalmente sua dignidade. Acreditamos na importância da responsabilidade social e empresarial e somos comprometidos com as comunidades em que atuamos e especialmente com os países onde exercemos nossas atividades. Esta é a atitude que permite a sustentabilidade de nosso negócio a longo prazo.
 
Nesse contexto, possuimos Código de Conduta e Ética reunindo os conceitos e diretrizes que devem ser observados em nossa ação profissional para atingirmos objetivos cada vez mais elevados no exercício de nossas atividades, refletindo nossa identidade cultural, responsabilidades e compromissos nos mercados em que atuamos e em relação às pessoas com quem interagimos.
 
É nesse cenário que a área de Compliance, de maneira independente e imparcial, se apresenta como um dos pilares de governança corporativa que objetiva garantir que os negócios da instituição sejam conduzidos conforme os mais elevados padrões éticos e profissionais. Para tanto a área de Compliance atua, predominantemente em três frentes: Compliance regulatório, prevenção à lavagem de dinheiro e combate ao financiamento do terrorismo (PLD/CFT) e prevenção de práticas de corrupção.
 
O Compliance regulatório tem por objetivo prevenir e mitigar riscos relacionados à inobservância das regulamentações, bem como das diretrizes de conduta e ética. Para tal, a área de Compliance, dentre outras medidas, atua na elaboração de normativos internos, no monitoramento constante e tempestivo quanto à aderência dos processos da instituição ao arcabouço regulatório e na implementação de treinamentos voltados a difusão da cultura de Compliance.
 
No contexto de PLD/CFT, através das diligências de Conheça Seu Cliente (“KYC”), Conheça seu Funcionário (“KYE”), Conheça seu Fornecedor (“KYS”) e Conheça seu Parceiro (“KYP”), do monitoramento tempestivo das operações realizadas por nossos clientes e das análise prévias de novos produtos e serviços, o Compliance visa assegurar que a estrutura do BOCOM BBM não seja utilizada como meio para dar aparência legítima a recursos de origem ilícita, evitando que tais valores passem a integrar a economia formal.
 
As diligências aplicáveis à função de PLD/CFT são, também, adotadas no combate e prevenção à corrupção, protegendo o BOCOM BBM do envolvimento inadvertido em atividades ilícitas ou relacionamentos que possam sem entendidos como práticas de corrupção e, assim, garantindo a mitigação dos riscos reputacionais e legais advindos de tais questões.
 
Para que a área de Compliance possa desempenhar satisfatoriamente suas atribuições é fundamental o patrocínio e o envolvimento da alta administração nas questões relativas ao tema e na disseminação dos padrões de integridade e conduta ética como parte da cultura da instituição. Assim, a estrutura de Compliance do BOCOM BBM conta também com um Comitê de Compliance, com reporte direto ao Conselho de Administração, o qual reúne-se trimestralmente, ou sob demanda, para aprovar o programa anual de Compliance, apresentar demandas regulatórias, discutir assuntos relacionados ao Compliance da instituição, além de determinar as diretrizes de prevenção à lavagem de dinheiro. Neste comitê são apreciados os casos relacionados ao tema em questão, possibilitando a emissão do parecer final (favorável ou não) à indicação da suspeita aos órgãos reguladores.
 
POLÍTICAS
 
As políticas têm por função estabelecer, formalizar e divulgar diretrizes, regras, objetivos, filosofia, decisões estratégicas, linhas de atuação ou características das atividades do BOCOM BBM. Por meio delas, o Conselho de Administração e o Comitê Executivo transmitem a cultura, os valores e princípios do BOCOM BBM para todos os profissionais.
 
As principais políticas do BOCOM BBM estão disponíveis na seção de Downloads.

Canais de denúncia

O canal de denúncias é o canal de comunicação verbal ou escrita por meio do qual funcionários, colaboradores, clientes, usuários, parceiros ou fornecedores possam reportar, sem a necessidade de se identificarem, situações com indícios de ilicitude de qualquer natureza relacionadas às atividades do BOCOM BBM ou de violação aos preceitos estabelecidos em nosso Código de Conduta e Ética.
 
 
Contatos do canal de denúncias:
 

E-mail: hotline@bocombbm.com.br

Telefone: (21) 2514-7048 / (11) 3704-0511

Carta: Praça Pio X, 98-A, 5º andar - Centro - CEP: 20091-040 - Rio de Janeiro – RJ
A/C: Gerente de Compliance

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