Segurança

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

O BOCOM BBM estabelece diretrizes para o gerenciamento do tema Segurança da Informação no ambiente corporativo do conglomerado através da Política de Segurança da Informação e Cibernética, a qual deve ser seguida e observada por todos os colaboradores, clientes e fornecedores.

A Política de Segurança da Informação e Cibernética é baseada nas melhores práticas e padrões de mercado, alinhado com as leis nacionais/internacionais. O objetivo é a proteção dos ativos de informação, a redução dos riscos de acessos não autorizados ou uso indevido da informação ou dos sistemas (por exemplo, roubo de informação pessoal ou estratégica), redução dos riscos de fraude financeira ou roubo, além da capacidade de identificar, proteger, detectar, responder e recuperar rapidamente de uma ameaça cibernética, a fim de proteger os ativos tecnológicos e informações do Conglomerado BOCOM BBM e de seus clientes.

De forma geral, os principais objetivos de controles são:

  • Confidencialidade: visa garantir que as informações tratadas sejam de conhecimento exclusivo de pessoas especificamente autorizadas e do proprietário da informação.ais/internacionais. O objetivo é a proteção dos ativos de informação, a redução dos riscos de acessos não autorizados ou uso indevido da informação.
  • Integridade: busca garantir que as informações sejam mantidas íntegras, sem modificações indevidas (acidentais ou propositais).
  • Disponibilidade: garante que as informações estejam disponíveis às pessoas autorizadas e a nossos clientes.garante que as informações estejam disponíveis às pessoas autorizadas e a nossos clientes.

 

No entanto, o mundo atual oferece diversos desafios e ameaças para este manuseio, sendo importante que nossos clientes e parceiros também sigam comportamento seguros para que não sejam alvo de ações maliciosas.

No intuito de orientação a nossos clientes e parceiros listamos abaixo algumas recomendações de segurança e proteção da informação:

O Banco BOCOM BBM não solicita em hipótese nenhuma:

  • Atualização de cadastro ou qualquer outro tipo de informação pessoal por e- mail, por telefone, por WhatsApp ou qualquer outro meio;
  • Números de conta-corrente, senhas ou quaisquer outros números de documentos.

 

Não enviamos links por SMS, aplicativos de comunicação e rede social (WhatsApp, Facebook, Instagram, Facebook Message, Telegram, Signal e outros) ou E-mail sem prévia autorização do cliente; portanto recomendamos não abrir arquivos anexos ou links recebidos, mesmo que em nome do Banco BOCOM BBM, os quais não foram previamente solicitados ou autorizados pelo próprio usuário.

Alertamos, ainda sobre a falsa utilização do nome do BOCOM BBM para oferecer empréstimos pessoais através de internet e (ou) de terceiros e esclarece que não atua no segmento de crédito pessoal e de crédito direto ao consumidor, sendo suas operações de crédito feitas no atacado e voltadas para o mercado corporativo.

  • Nunca forneça seus dados pessoais, financeiros e bancários para nenhum serviço ou benefício que você não tenha solicitado;
  • Utilize senhas fortes, tanto para os acessos pessoais quanto bancários, com combinações difíceis de decifrar. Não use datas pessoais, datas comemorativas ou números sequenciais e, sempre que possível, utilize caracteres especiais ($, %, &, #);
  • Não anote a sua senha, nem a compartilhe com outras pessoas;
  • Não utilize redes públicas de acesso à internet para realizar acessos pessoais ou bancários;
  • Atenção para e-mails recebidos que contenham links. Estes podem levar a sites de conteúdos maliciosos ou contaminados com vírus. Ao menor sinal de dúvida, não abra e apague o e-mail;
  • Mantenha o seu antivírus sempre ativo e atualizado;
  • Evite compartilhar mídias removíveis (Pen drives, HDs externos, cartões de memória), mas quando necessário e autorizado, apenas o faça com computadores conhecidos e confiáveis;
  • Ao criar um perfil em redes sociais, ative o controle de privacidade de suas publicações e informações pessoais e não revele informações pessoais como endereço, telefone ou e-mail;
  • Procure utilizar tipos diferentes de senhas para acesos em redes sociais e sistemas bancários.

 

Esteja sempre alerta quanto ao sigilo e proteção das informações em nossas operações, caso observe alguma anomalia comunique diretamente ao setor de ouvidoria através do e-mail: ouvidoria@bocombbm.com.br ou pelo telefone: 0800 724 8448.